Renegociações de incorporadoras disparam em 2025
Por Circe Bonatelli e participação de Carlos Ferrari Juro alto dificulta venda de imóveis […]
Com Resolução do CMN 5.166, bancões recebem aval para utilizar financiamentos imobiliários para lastro em emissão de um COE, ou seja, a fazerem CRI; CVM diz que está “atenta ao tema”.
Carlos Ferrari, sócio-fundador do NFA Advogados, em sua percepção inicial, não enxerga que o CRI e o CRA vão ser partes relevantes dessa cadeia, e não vê, no momento, riscos ao mercado de securitização, mas concorda que a Resolução precisa ser mais bem esclarecida. “A norma, de fato, é um pouco confusa em alguns pontos. Quer aumentar o mercado de risco derivativo, mas quer, de fato, trazer capacidade de gerenciamento de risco. Isso é como se fosse um mercado de risco sem risco. É complicada essa estrutura”, diz.
Segundo o advogado, a Resolução é extensa e também traz algum tipo de imprecisão técnica ou de uso do “direito substantivo”, que é a técnica de dizer o que é financeiro, o que é operação. “Criou uma nova definição de operação financeira. Mas isso vale também para aquela que já existia ou agora é só para essa aqui? Há espaço para interpretação do que a resolução quis trazer. Vamos ter que olhar e entender como isso vai ser utilizado na prática, enxergando como essas definições serão entendidas e colocadas em uso.”
Ferrari vê a iniciativa como positiva para os COEs, que são produtos controversos. Para ele, o mercado precisa ter mais liberdade para atuar. “O efeito que eu enxergo que pode existir é positivo, que deveria ampliar a captação de recursos dos CRIs. Boa parte do mercado de CRI hoje é comprado, subscrito, ou adquirido nos fundos imobiliários. Esse é o dinheiro que está sendo alocado no universo do CRI. Daqui para frente, tem uma nova fonte de captação que vão ser os investidores de COE”, mas pondera que entende a preocupação no mercado e que a lei realmente abre uma brecha de emissão de títulos securitizados pelos bancos.
Link: https://bit.ly/4eQcl41
Por Amanda Meneses e participação de Carlos Ferrari
Por Circe Bonatelli e participação de Carlos Ferrari Juro alto dificulta venda de imóveis […]
O veto retira os FIIs do regime diferenciado de isenção, colocando-os sob um novo […]
A securitização vem aumentando sua participação no crédito, consolidando-se como um pilar importante para […]
BRASIL
Rua Olimpíadas, 134 – 9º Andar
Vila Olímpia – São Paulo SP
CEP 04551 000