Justiça brasileira usa NFT para intimação judicial em caso de falência
A 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo determinou o uso […]

O Tribunal de Justiça de São Paulo tem reforçado medidas de prevenção contra o ajuizamento de ações em massa de forma abusiva por determinados advogados.
A decisão recente da 4ª Vara Cível do Foro Regional III – Jabaquara evidencia a preocupação do TJSP com a regularidade processual e a boa-fé. Foram destacados padrões de demandas repetitivas, sem particularidades do caso concreto, ajuizadas em nome de diversos autores contra grandes instituições financeiras.
Para enfrentar esse cenário, o TJSP tem adotado as seguintes medidas:
Importante destacar que outras varas e foros do TJSP já estão aderindo a essa prática preventiva, reforçando uma tendência institucional de contenção à litigância abusiva.
A iniciativa está alinhada ao trabalho do NUMOPEDE (Núcleo de Monitoramento de Perfis de Demandas da Corregedoria Geral da Justiça), criado para identificar padrões de litigância abusiva e dar maior segurança ao tratamento das demandas repetitivas.
Este movimento reforça o compromisso do Tribunal em coibir práticas que utilizem o Judiciário de forma indevida, garantindo que apenas litígios legítimos e fundados na boa-fé processual tenham prosseguimento.
Fonte: 1011300-59.2025.8.26.0003
A 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo determinou o uso […]
Foi publicada na última segunda-feira (16/09) a Lei nº 14.973/2024, a qual trouxe, entre […]
Em um passo decisivo para aderir o uso responsável da Inteligência Artificial (IA) no […]
BRASIL
Rua Olimpíadas, 134, 9º Andar
Vila Olímpia, São Paulo, SP
CEP 04551 000